FCT NOVA lança Mestrado em Engenharia Aeroespacial (MEAER)

05-04-2023

Foi no passado dia 30 de março que foi oficialmente apresentado, para uma sala cheia, o Mestrado em Engenharia Aeroespacial (MEAER), uma nova aposta da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA para enriquecer a sua oferta educativa.

Este mestrado foi desenhado em parceria por vários departamentos da faculdade e a sua coordenação ficou ao encargo do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), uma vez que este curso vai ter duas áreas de especialização diferentes, Sistemas de Aviónica e Mecânica Aeroespacial, que ficarão à responsabilidade de cada um dos a cima referidos departamentos.

Com esta nova oferta curricular espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências nas áreas de projeto e integração de aeronaves e aviónica; dinâmica de voo, operações e comunicações; dinâmica dos fluídos e aerodinâmica; projeto de estruturas, materiais e sistemas de propulsão; produção e sustentabilidade; e tecnologia e aplicações espaciais.

Acreditamos que o MEAER da FCT NOVA é uma excelente aposta para todos os estudantes que se interessem por esta área de estudos porque somos uma faculdade com 35 anos de experiência em ensino, com muito bons laboratórios e recursos computacionais de suporte, bem como temos os principais Centros de Investigação de suporte a este mestrado (CTS e UNIDEMI) ambos com classificação de “Excelente”.

Esta é também uma crença suportada pelos representantes das empresas da área presentes no evento de dia 30 de março, alguns alumni da FCT NOVA, que para além desse facto salientaram também a importância de se investir na indústria aeroespacial em Portugal e no facto de haver falta de engenheiros para trabalhar nesta área. As empresas presentes foram a GMV, a Takever, a TAP, a Omnidea e a AED Cluster Portugal.

Na plateia estiveram ainda representadas outras empresas da área como a Embraer, a Edisoft, a DEIMOS, a Spin.Works, a BeyondVision, e a Academia da Força Aérea e Campo de Tiro de Alcochete.

A primeira fase de candidaturas para este mestrado decorreu de 27 de fevereiro a 24 de março e até agora o balanço é bastante positivo, segundo o Professor Duarte Albuquerque, Professor Auxiliar do DEMI e membro da Comissão Científica do MEAER. A segunda fase de candidaturas a este mestrado, que já se prevê que irá ser um curso com bastante afluência, vai decorrer de 1 de junho a 12 de julho.

Por isso, se tens interesse, não deixes escapar esta oportunidade e candidata-te já ao Mestrado em Engenharia Aeroespacial da FCT NOVA.

Para mais informações sobre este mestrado, clica aqui.