Professor António Grilo eleito presidente da Agência Nacional de Inovação

20-03-2023

António Grilo, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) da FCT NOVA, foi eleito presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI). A decisão foi tomada na Assembleia-Geral de 7 de março pelos dois acionistas da ANI, O IAPMEI (Ministério da Economia) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Presidente do DEMI desde 2018, foi membro da Direção da NOVA.ID, coordenador do Centro de Investigação UNIDEMI, e membro fundador do Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes.

António Grilo conta com mais 100 artigos publicados em revistas científicas internacionais e participação em conferências e capítulos de livros na área da Interoperabilidade, Plataformas Digitais, Aplicações de Inteligência Artificial e Blockchain na Indústria e Serviços e já geriu mais de 20 projetos de investigação e desenvolvimento e inovação, principalmente associados a empresas.

Mais recentemente, tem-se dedicado ao desenvolvimento da ligação entre a academia e a indústria, para a transferência de conhecimento e know-how para profissionais, através de formação executiva, sendo coordenador da Pós-Graduação em Gestão da Cadeia de Fornecimento, da Pós-Graduação em Gestão Ágil de Projectos, e do curso da Escola de Executivos da FCT NOVA, Inspiring Tech Safari. Tem também uma paixão pelo apoio ao desenvolvimento de startups e empreendedorismo no ambiente universitário.

O DEMI agradece ao Prof. António Grilo o seu mandato enquanto Presidente, a sua generosidade e diligência e o seu excelente contributo para o nosso departamento, desejando os maiores sucessos e felicidades para a sua nova missão!