O UNIDEMI esteve presente em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores e, podemos dizer, foi um sucesso

05-10-2022

No passado dia 30 de setembro decorreu mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, um evento coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e pela Universidade de Lisboa, que contemplou não só atividades online, mas também mais de 100 atividades presenciais distribuídas entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real.

A temática para esta edição foi "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão" e o UNIDEMI marcou presença com duas atividades:

A primeira, um jogo sobre Logística Sustentável, desenvolvido pela Professora Susana Duarte e pela Professora Helena Carvalho, que pretende demonstrar a importância da logística na gestão de fluxos de materiais, bens, e de comunicação, de modo a contribuir para a redução das emissões de CO2. No decorrer deste jogo, os visitantes da exposição tiveram de tomar decisões relativas ao sistema logístico, considerando restrições nas emissões de CO2.

A segunda atividade, consistiu na demonstração de uma nova Plataforma Digital para Análise Ambiental e Económica do processo de Fabrico Aditivo Wire Arc Additive Manufacturing (WAAM), desenvolvida pelo Professor Radu Godina e pelo aluno de PhD Samruddha Kokare, que surge como uma solução para tornar estes processos, de avaliação ambiental e económica, mais simples e autónomos.

Presentes para o apoio no decorrer destas atividades estiveram, para além da Professora Susana Duarte, a Professora Helena Carvalho e o Professor Radu Godina, o Professor Rogério Puga Leal, a Professora Alexandra Tenera, o Professor Bruno Soares e os alunos de PhD Samruddha Kokare e Inês Ferreira.

Esta edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, podemos concluir, foi um sucesso. Para além do nosso stand ter sido visitado por inúmeros jovens que vibraram imenso com o nosso jogo de Logística Sustentável, pais, professores e investigadores, contámos ainda com a visita de um CEO de uma empresa e da Sr.ª Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, a Professora Elvira Fortunato, que demonstraram grande interesse em saber mais sobre o projeto S-WAAM.