Faculdade

Notícias

Conferência13.º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica (CIBEM)

09-11-2017

O CIBEM é um congresso bienal promovido desde 1993 pela Federação Ibero-americana de Engenharia Mecânica (FEIBEM) e conta com a participação de professores, investigadores, profissionais e estudantes de Engenharia Mecânica. Além disso, o CIBEM tem sido ao longo do tempo, um importante fórum de discussão que abrange desde os temas mais clássicos aos mais atuais (biomecânica, novos materiais, nanotecnologias, microfluídos, novas fontes energéticas, novos conceitos de desenvolvimento de produtos, modelações avançadas, manufatura digital). Os profissionais enfrentam grandes desafios, como, por exemplo, a interação e integração com outras engenharias, o que os novos ambientes de produção baseados na Indústria 4.0, requerem.

Neste contexto, os participantes do CIBEM 2017, provenientes do espaço ibero-americano, terão a oportunidade de apresentar e de discutir os seus trabalhos com especialistas e investigadores, proporcionando o aparecimento de novas ideias e sinergias que poderão influenciar o desenvolvimento da Engenharia Mecânica.

No final do XIII CIBEM, serão atribuídos dois Prémios de Carreira a uma personalidade de Portugal e outra do espaço Ibero-americano, cujo curriculum académico ou industrial se tenha destacado no exercício do ensino ou da profissão da Engenharia Mecânica. Serão igualmente atribuídos dois prémios para os melhores trabalhos apresentados no XIII CIBEM: um dos prémios será atribuído a um jovem engenheiro (até 35 anos de idade, primeiro autor) que apresente um trabalho inovador e com impacto na comunidade; o segundo prémio será atribuído nos mesmos moldes, mas sem restrições de limite de idade. Os autores dos trabalhos premiados receberão um certificado autenticado pela organização do CIBEM.