O fabrico digital na modernização da indústria em debate na NOVA FCT

14-06-2023

No passado dia 7 de junho, a NOVA FCT acolheu o evento de apresentação do Mestrado em Engenharia de Fabrico Digital Avançado (MEFDA), que incluiu uma mesa redonda onde se debateram, entre outros assuntos, as oportunidades de emprego do setor.

“Com a crescente digitalização de todo o tipo de processos, incluindo os processos produtivos e de fabrico, nós sentimos que havia a necessidade e que fazia todo o sentido conjugar multidisciplinarmente áreas da Mecânica, da Eletricidade, da Industrial, e da Informática. Para nós é importante expor os nossos estudantes a este tipo de conteúdos e a esta sinergia entre estas diferentes áreas para dar uma resposta adequada às necessidades que o tecido industrial começa a sentir e aos requisitos e qualificações que as empresas necessitam dos estudantes que saem daqui”, afirmou Telmo Santos, Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial, durante a sessão de abertura do evento.

Durante a apresentação do mestrado, o Coordenador apresentou as características gerais do mesmo, destacando o facto de este é um mestrado único, que integra quatro áreas científicas complementares como a Engenharia de Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia de Eletrotecnia e Computadores e Engenharia Informática, que geralmente surgem isoladas nos mestrados clássicos, permitindo a formação de futuros profissionais com uma visão multidisciplinar da engenharia.

Por fim, foi também enquadrado e justificado o valor das propinas de 3500 €/ano, assente num modelo de gestão e sustentabilidade que se baseia em três aspetos fundamentais: o investimento contínuo na criação das melhores condições de ensino; ênfase na abordagem prática do ensino de engenharia através da participação ativa das empresas; apoio financeiro aos estudantes através de bolsas de mérito, financiadas pelas empresas parceiras do mestrado.

O encontro contou com a presença de representantes das empresas parceiras que participaram numa mesa redonda sobre as necessidades do mercado deste setor. Neste evento estiveram presentes Vasco Burguete, Diretor de Engenharia e Desenvolvimento na empresa João de Deus, Aurélio Caldeira, Diretor de Recursos Humanos da BorgWarner, e Paulo Sá Ribeiro, Manager de Business Consulting na Deloitte.

“Com este mestrado, vejo finalmente, e pela primeira vez, a academia a tentar desenhar um “produto” que faz todo o sentido relativamente aquilo que são os desafios atuais das empresas. Eu quando olho para o conteúdo do vosso mestrado penso: é isto que a nossa empresa precisa, desta multidisciplinariedade, de pessoas com este conjunto de competências”, disse Aurélio Caldeira.

Paulo Sá Ribeiro acrescentou que “a Deloitte também vê aqui neste Mestrado um grande avanço naquilo que é a orientação das universidades para a preparação dos alunos para ter perfis capazes de responder aos desafios do futuro”.

A empresa João de Deus fez questão de enumerar o que as empresas, e nomeadamente esta empresa, pode oferecer aos estudantes deste mestrado: "Com base na experiência da JDEUS/DENSO, [...] os futuros engenheiros terão a oportunidade de beneficiar de um projeto internacional, estabelecendo uma ligação direta com os principais intervenientes em setores-chave, como os principais fabricantes de automóveis, por um lado, e por outro, serão capacitados a desenvolver negócio. [...] Além disso, existe uma cultura empresarial centrada nas pessoas, promovendo um ambiente de trabalho ágil e dinâmico"

A sessão ainda está disponível para os interessados aqui.