Faculdade

Notícias

FCT NOVA organiza uma Open Lesson, no âmbito do Projeto M4ML, com o tema “Green Shipping Corridors and Sustainable Maritime Supply Chains”

15-03-2023

Decorreu na passada sexta feira, dia 10 de março, a Open Lesson organizada pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA no âmbito do Projeto M4ML, com o tema “Green Shipping Corridors and Sustainable Maritime Supply Chains”, na qual pudemos contar com a presença de vários oradores especialistas nas diferentes áreas da Logística Marítima, Eficiência Energética e Gestão de Operações no Transporte Marítimo e Portos.  

O Doutor Augusto Carreira, Investigador no Departamento de Engenharia Mecância e Industrial da FCT NOVA, começou por fazer uma pequena introdução sobre Transporte e Logística Marítima, na qual explicou alguns conceitos chave essenciais para melhor compreender esta área.

Mohammud Hanif Dewan, Profissional de Educação e Treino Marítimo (MET) e Investigador PhD na FCT NOVA na área de Operações Eficientes de Energia no transporte marítimo, abordando os desafios na implementação de medidas operacionais de eficiência energética a bordo de navios. 

Stein Ove Erickstad, Professor da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), um dos principais parceiros deste Projeto M4ML, falou sobre design e operação de frota para transporte de baixa e zero emissão.  

José Modas Daniel, Engenheiro Maquinista Naval, especialista em Gestão Estratégica, Gestão do Risco, Segurança no Trabalho, Código ISPS, Gestão da Manutenção, e ainda Consultor, Formador e Auditor, em representação de outro dos principais parceiros deste projeto, a QUALISEG, veio falar sobre o papel das instalações portuárias e dos navios na segurança do transporte marítimo internacional (Código ISPS). 

Por fim, o Mestre António Dionísio Varela, Professor da Universidade Autónoma na área da Segurança Marítima, abordou a Regulamentação Internacional de Navegação, um tema de elevada importância para todas aqueles que trabalham ou pretendem vir a trabalhar nesta área. 

Também presentes nesta Open Lesson estiveram os alunos selecionados para os estágios nas empresas norueguesas, financiados pelo Projeto M4ML, que aproveitaram para retirar alguns inputs que serão muito importantes para um desempenho de excelência nas funções que lhes serão atribuídas nas empresas em questão.

Recordamos que o M4ML é um projeto promovido pelas EEA Grants* e pela DGPM – Direção Geral de Política do Mar, em parceria com a FCT NOVA, a NTNU e a Qualiseg, e promovido pela Escola Naval (Portuguesa), que visa promover e apoiar o intercâmbio bilateral entre Portugal e a Noruega de estudantes/estagiários, professores, docentes e investigadores, no âmbito da formação em Logística, Engenharia e Gestão Marítima.

 

* Sobre as EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.