Novas parcerias para o Mestrado em Logística Marítima

21-06-2022

O projeto M4ML tem como finalidade promover a mobilidade de estudantes e estagiários, bem como de professores e investigadores, do Mestrado em Logística Marítima (MLM) e contribuir para a melhoria do ensino da Logística, Engenharia e Gestão Marítimas e para o desenvolvimento de materiais de ensino inovadores, enquanto estimula o ensino mútuo entre universidades e indústrias no domínio da Blue Economy.

No âmbito deste projeto, financiado pelas EEA Grants, duas importantes parcerias foram acordadas com duas empresas norueguesas, BW LNG e Det Norske Veritas (DNV), que irão oferecer aos estudantes do MLM a possibilidade de com elas realizarem estágios.

A BW LNG global é uma empresa com mais de 40 anos de experiência na gestão e operação de ativos de gás natural liquefeito (GNL), com escritórios em todo o mundo, que de momento possui uma frota de 30 transportadores de GNL e unidades flutuantes de armazenamento e regaseificação. O seu objetivo principal é mover gás natural de forma eficaz e responsável, minimizando a pegada total de carbono. A sua gestão comercial e técnica das transportadoras de GNL é feita internamente, a partir dos seus escritórios em Oslo.

O estágio oferecido pela BW LNG terá lugar no seu departamento de compras, que trabalha diretamente com o departamento de operações responsável pelo planeamento da logística e do transporte de bens e serviços para os navios da empresa, espalhados um pouco por todo o mundo.

Det Norske Veritas (DNV) é a sociedade líder mundial de classificação para a indústria marítima e um conselheiro reconhecido na área, que fornece serviços de teste, certificação e consultoria técnica de renome mundial para a cadeia de valor energético, incluindo para as energias renováveis, o petróleo, o gás e a gestão de energia. Eles são um dos principais organismos de certificação do mundo, ajudam outros negócios a garantir a performance das suas organizações, produtos, pessoas, instalações e cadeias logísticas.

O estágio oferecido pela DNV vai estar relacionado com o Green Shipping Programme (GSP), uma parceria público-privada que visa unir a indústria marítima – constituída por empresas de transporte, estaleiros, fornecedores, portos, proprietários de mercadorias e despachadores de cargas, prestadores de serviços, autoridades e universidades – para aumentar o investimento em green shipping.

Ainda sobre a alçada do projeto M4ML, outras parcerias estão a ser negociadas para que os estudantes do MLM possam ter outras oportunidades de estágio em empresas norueguesas. Fica atento para saber que outras companhias poderão ser uma opção para ti, se estiveres interessado neste mestrado e em participar neste programa de intercâmbio.

Sobre as EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt.