Projeto AneurysmTool

16-03-2022

Projeto AneurysmTool: Interação fluído-estrutura para avaliação funcional de aneurismas da aorta ascendente. Uma abordagem biomecânica para a prática clínica.

A UNIDEMI (Unidade de Investigação e Desenvolvimento para a Engenharia Mecânica e Industrial da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA) lidera um projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), designado “Interação fluído-estrutura para a avaliação funcional de aneurismas da aorta ascendente: uma abordagem biomecânica para a prática clínica” (AneurysmTool PTDC/EMD-EMD/1230/2021).

Este projeto, que conta ainda com a participação da NOVA Medical School, do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), visa criar uma base de dados de exames clínicos e imagiológicos, que funcionarão como base para o desenvolvimento de ferramentas computacionais avançadas.

Adicionalmente, pretende-se também que todas as unidades envolvidas neste projeto contribuam para o desenvolvimento de uma ferramenta digital capaz de modelar a hemodinâmica específica do doente com aneurisma da aorta torácica. Esta ferramenta deverá ser capaz de produzir evidências sobre práticas clínicas atuais, baseadas em exames imagiológicos, bem como permitir uma análise personalizada para cada doente com aneurisma na aorta, sem necessidade de indicação cirúrgica.

Portanto, e como último ponto na ordem de trabalhos deste projeto, será realizado um teste à solidez desta ferramenta digital, de forma a comprovar a sua robustez como indicador clínico e a eficácia da sua ajuda na estratificação do risco de progressão da doença, através da identificação dos doentes que possam vir a beneficiar de um tratamento cirúrgico precoce.

Para mais obter mais informação sobre este projeto clique aqui.

AneurysmTool Project