Seminário sobre Manutenção e Gestão Lean na Ordem dos Engenheiros

25-10-2011

Realiza-se no auditório da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, no próximo dia 9 de Novembro de 2011, pelas 14H00 um Seminário sobre Manutenção e Gestão Lean. A inscrição é gratuita mas obrigatória em http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/seminario-manutencao-e-gestao-lean/

No actual ambiente concorrencial muito competitivo, as organizações têm de se estruturar e funcionar segundo padrões de elevada eficiência. A escassez das matérias-primas e o seu elevado custo não permitem que ocorram desperdícios, que inclusivamente se podem reflectir em tempos acrescidos de produção e, consequentemente, na entrega tardia do produto final ao seu destinatário.

Neste contexto, a filosofia de produção lean, surgida na década de 1990 e derivada do Toyota Production System (TPS), centra-se na preservação do valor com menos trabalho, sendo uma variação do tema da eficiência baseada na optimização do fluxo.

A esta filosofia de fabrico, seguiu-se a manutenção e a gestão lean, pelo que, considerando o seu actual interesse, a Especialização em Manutenção Industrial e o Colégio de Engenharia Mecânica organizam este seminário, cujas intervenções abordam esta temática na dupla perspectiva de manutenção e gestão, pretendendo divulgar experiências e partilhar conhecimento.